Como Comprar Um Imóvel Barato

Como Comprar Um Imóvel Barato

O ponto que merece superior ponderação na hora de definir se realmente compensa embarcar em um consórcio é com ligação ao prazo pra final do grupo, que pode ser de até quinze anos, dependendo da administradora. O Antes De Obter Um Imóvel, é Agradável Indagar As Finanças , aconselha Paulo Rossi, presidente-executivo da Abac, é perceber a empresa. Pra que uma administradora possa atuar no mercado, ela precisa de ser devidamente registrada e aprovada pelo Banco Central (BC). Além de checar a idoneidade da Cinco Informações Para Escolher O Primeiro Apartamento ao BC, realmente compensa analisar nos órgãos de defesa do consumidor se constam reclamações contra a empresa.

Advertisement

“Reclamações com ligação a tempo de entrega da carta de crédito podem sinalizar a inexistência de saúde financeira do consórcio”, alerta Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Precisa-se ter em mente que a administradora assim como escolhe seus cotistas. Isto acontece com base em considerações do perfil de quem se inscreve para participar. “É preciso assinar uma proposta de adesão e se a administradora aprovar o cadastro, o consumidor estará apto pra participar das assembleias, dar lances e fazer os pagamentos”, explica Rossi.

Seleção com cuidado, pois que, a chave do imóvel que tem êxito como garantia de um financiamento ainda não existe para a maioria dos consorciados. “A única garantia que o cliente tem é a solidez da gestora do grupo”, lembra o consultor Conrado Navarro. Uma estratégia muito utilizada por vendedores de cotas de consórcio é o comprometimento de que o consorciado será contemplado antes do término do grupo ou meses depois da adesão. A possibilidade não tem qualquer conexão com a realidade. Renata Rios, especialista em direito do freguês do Procon-SP, diz que essa é a queixa número um dos clientes no momento em que o questão é compra de cotas em consórcio.

Advertisement

“Sempre ouvimos reclamações de vítimas de vendas enganosas, que prometiam a liberação de valores em prazos inferiores ao fixado em contrato”, diz a especialista. “Vendedores de consórcio não têm como controlar nem garantir que a cota vai sair pra aquele consumidor”, afirma. Apesar de não embutirem juros, os consórcios adicionam custos administrativos. Segundo Rossi, há despesas com o fundo comum, pago por todos os cotistas e que propicia a criação das cartas de crédito, e taxa de administração.

Contudo, o cliente poderá ter algumas despesas cuja cobrança depende da administradora e como a mesma gere o consórcio. É importante entender todas as cláusulas do contrato antes de assiná-lo. “Leia o contrato com atenção, principalmente cláusulas de desistência, tempo de fim do grupo e como é a participação nas assembleias”, recomenda Rossi. “É Neste local Você Terá Informações importantes Para Vender Rapidamente O Teu Imóvel são os contratantes, a especificação do crédito, valor de adesão, amortização mensal e taxa de administração”, diz Maria Inês. Ainda segundo ela, é ótimo saber em dados como é o modo de antecipação e quitação das parcelas, além das garantias que precisam ser oferecidas pelo consorciado pela ocasião de ser contemplado com a carta de crédito.

Advertisement
  • Competia à CEF checar a legalidade do modo licitatório
  • 29 - Qual o índice de correção normalmente utilizado pela aquisição de um imóvel na planta
  • Verifique a liquidez do fundo
  • Qual a melhor escolha pela taxa de juros: a pré ou a pós-fixada
  • 6 - Comercialização
  • 03/08/2017 às 22:08

Um dos pontos de superior polêmica em ligação a participação em um consórcio é com relação ao tempo, que o comprador podes ter de aguardar antes que possa ter as chaves do imóvel em mãos. A maioria dos consórcios têm prazos que giram em torno de 100 meses, podendo atingir os 180 meses. Isto é, antes de assinar qualquer contrato, o comprador necessita ter em mente que poderá transportar até quinze anos pra ter sua chance de adquirir o imóvel. E se o membro quiser desistir de participar por cada motivo?

Advertisement

Nos contratos assinados até seis de fevereiro de 2009, a devolução da importancia agora paga no consórcio é consumada somente quando o grupo for encerrado, algo que pode demorar vários anos. Já 3 Sugestões Pra Não Perder O Imóvel posteriores a essa data, o consorciado que desiste continua a participar do sorteio e, se contemplado, receberá na ocasião a importancia neste instante paga, corrigida e descontada de eventuais encargos e multas.

Outra solução para quem desiste de participar antes da contemplação é procurar uma segunda pessoa para assumir os pagamentos. De acordo com Rossi, essa pessoa será avaliada pela administradora, que vai checar teu perfil. Em caso de aprovação, essa pessoa pode em vista disso entrar no consórcio no lugar de quem desistiu, assumindo as cotas e participando das assembleias como qualquer outro membro.

Share This Story

Get our newsletter